Foto: Grupo amigos da fotografia (disponível em http://www.theatropedro2.com.br/)

 

A V Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP fará sua abertura no Teatro Pedro II, com a Orquestra Mundana Refugi. Por isso, vamos contar um pouco da história deste teatro, uma verdadeira obra de arte de Ribeirão Preto.

Inaugurado em 1930, com inspiração em famosas casas de ópera parisiense, o teatro Pedro II é uma das maiores referências culturais de Ribeirão Preto, sendo o terceiro maior teatro de ópera do país. O Pedro II já foi centro de acontecimentos políticos, sociais e grandiosas produções artísticas, mas, ao longo de sua história, correu risco de ser extinto. Passou por um período de decadência e descaracterização, sendo usado como cinema, salão de bailes e de jogos, além de ter sofrido um incêndio em 1980, que comprometeu sua estrutura. Chegou a ficar dezesseis anos fechado.

Após longa batalha pela preservação do prédio do teatro e resgate de sua função cultural, o Pedro II foi tombado como patrimônio histórico e passou por ampla reforma. As características arquitetônicas originais foram recuperadas, ganhou um fosso para orquestra e uma cúpula projetada pela artista plástica Tomie Ohtake, e conta ainda com um belíssimo lustre de cristal em forma de gota d´água, que pesa 1,4 tonelada.

Foto: Grupo amigos da fotografia (disponível em http://www.theatropedro2.com.br/)
 

Foto: Grupo amigos da fotografia (disponível em http://www.theatropedro2.com.br/)
 

O teatro foi reinaugurado em 1996 e hoje promove concertos sinfônicos, operísticos, espetáculos de dança, teatro, entre outros.

Não poderíamos escolher melhor lugar para abertura de nossa Bienal!


Teatro Pedro II
Endereço: R. Álvares Cabral, 370 – Centro – Ribeirão Preto (SP)
Telefone: (16) 3977-8111
http://www.theatropedro2.com.br/