Formação em Psicanálise

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) é entidade componente da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), responsável por traçar as diretrizes para as instituições que oferecem formação em psicanálise. O Instituto de Formação da SBPRP segue o modelo denominado Eitingon baseado no tripé: análise didática, supervisões didáticas e seminários teóricos e clínicos. Nos últimos anos, nos guiando pelas sugestões da IPA, temos buscado desenvolver junto aos nossos membros uma consciência institucional como parte de um quarto eixo de formação: a instituição forma psicanalistas e os psicanalistas, em seus diferentes momentos de formação, re-formam a instituição, num looping contínuo.

Qual o percurso da formação em psicanálise?

Quando selecionado para a formação segundo os critérios estabelecidos que constam do Edital de abertura de inscrição no processo de seleção para a formação de psicanalistas da SBPRP postado acima, o interessado cumprirá um tempo mínimo de 5 anos de análise didática com quatro sessões semanais. Durante o primeiro ano, ele não terá seminários teóricos ou clínicos da grade curricular da formação, mas participará de eventos e seminários eletivos e necessariamente não específicos sobre psicanálise. Este é um tempo no qual o interessado tem a possibilidade de “flertar” com a formação oferecida, com a instituição, com seus membros e, principalmente, vivenciar experiências significativas através de sua análise didática. Este intervalo o ajudará a sentir se a formação que oferecemos contempla o que ele busca. Após este período, o indivíduo passará por uma segunda rodada de entrevistas pessoais. Nestas entrevistas, entrevistador e entrevistado referendam o interesse e condição do indivíduo para iniciar seus seminários teóricos curriculares.  Uma vez que “estes votos” tenham sido ratificados, o interessado iniciará sua formação teórica. 

Nossa grade de seminários teóricos é distribuída ao longo de quatro anos com dois seminários semanais. Nestes seminários estudam-se as teorias que fundamentam a disciplina da psicanálise e seus desenvolvimentos. Os seminários clínicos constam da apresentação e discussão de material clínico do próprio trabalho clínico do indivíduo em formação. Podem ser frequentados após o indivíduo cumprir os seminários teóricos de Técnica I.  Também, após cumprir estes seminários, poderá iniciar suas supervisões didáticas. São exigidas três supervisões didáticas, as duas primeiras com duração de 80 horas e a terceira com 50 horas. Além desta grade obrigatória, o Instituto da SBPRP oferece seminários eletivos que abordam temas e/ou autores outros.  O indivíduo em formação, após cumprir estas exigências receberá o Certificado de Psicanalista concedido pela IPA, válido em todos os países que possuem Sociedades de psicanálise componentes da IPA. 

Quais os custos da formação?

Ao se inscrever para a seleção, o indivíduo interessado arca com as taxas de inscrição da primeira e segunda fases da seleção que constam do Edital divulgado. Quando selecionado, no primeiro ano o custo é o da sua análise didática que é acordado entre analista e analisando sem a interferência da instituição. Passado este ano e após a segunda rodada de entrevistas, o indivíduo que escolhe e está apto a seguir com sua formação, arca com uma taxa de ingresso e com a mensalidade da sociedade, valores fixados e atualizados periodicamente pelo Conselho Diretor da SBPRP

Os custos referentes às sessões de análise didática e às sessões de supervisão didática sempre são fruto de acordo entre analistas didatas e seus analisandos ou supervisionandos, nunca sofrendo a interferência da instituição.

Por que fazer uma formação em psicanálise?

Da admissão do indivíduo no Instituto da SBPRP até ele alcançar o seu título de Psicanalista são percorridos em média 8 anos de formação.

Você deve estar se perguntando por que fazer uma formação com tantas exigências e por que um percurso tão longo? Estas características estão na “contra mão” de tantas outras formações mais rápidas!

Certamente, cada psicanalista em sua singularidade encontra suas próprias respostas e as atualiza no curso de sua vida. É muito difícil escrever sobre o que é inacessível aos olhos e requer que se transcenda dimensões mais concretas. Mas, registramos aqui alguns pensamentos que nos são muito caros e nos quais acreditamos.

Espera-se que um psicanalista bem formado esteja capacitado a desenvolver uma psicanálise profunda como nenhuma outra formação profissional oferece. Cada indivíduo tem sua personalidade que é ímpar, mas almeja-se que neste percurso de 8 anos o indivíduo em formação não só aprenda sobre psicanálise, mas apreenda a si mesmo: sobre as dimensões profundas da sua própria mente, sobre suas capacidades e seus limites. Neste período, deseja-se que o psicanalista desenvolva uma ética complexa: muito além de alcançar uma série de conhecimentos e técnicas, aspira-se que ele desenvolva uma sabedoria sobre si mesmo, sobre o outro, sobre o melhor e o pior do ser humano, e que possa respeitar a condição de cada um. Tenciona-se que ele desenvolva dimensões mentais e emocionais que enriqueçam seu trabalho profissional e sua própria vida.

Então, não é que ao final de 8 anos o indivíduo “acorda” psicanalista. Ele vai se tornando um psicanalista através das muitas experiências que vai vivenciando neste tempo. Aliás, um psicanalista está sempre “tornando-se” psicanalista através do desenvolvimento de sua capacidade para apreender a si mesmo nas situações que se sucedem em sua vida profissional e pessoal.  

Ele, o psicanalista, assume e sustenta que irá colaborar com o desenvolvimento mental e emocional de outro indivíduo, seu analisando, na direção e no ritmo únicos deste último.

Você entregaria a sua mente para um profissional de qual formação? Certamente, sua resposta estará alinhada com o que você busca. Muitas são as formações profissionais e linhas de trabalho sérias que auxiliam, e muito, as pessoas a lidarem de uma forma melhor com suas vidas.  A diferença fundamental que enxergamos no processo de psicanálise é ele trazer o potencial de resgatar e desenvolver a capacidade do indivíduo para pensar. Pensar é bem diferente de remoer pensamentos. Pensar implica a condição do indivíduo para enxergar e sentir a si mesmo na relação com o outro, para enxergar a sua realidade interna e a externa, para perceber a conexão existente entre ele e seu entorno e conjecturar sobre o futuro através de sua intuição e imaginação, levando-o para escolhas mais genuínas e promissoras.  Isto não tem como ser apressado e apreçado.

O que poderíamos imaginar para a condição global atual se as pessoas com poderes e recursos para decisões soubessem aprender com o passado e observar o presente para desenvolver algo bom e útil para a humanidade desde já e seguindo para o futuro? Nossa resposta não é do tamanho da visão iluminista de Freud e outros que depositavam “sua fé” na ciência e na psicanálise como agenciadoras de uma transformação social. Arriscando-nos com extrema sinceridade, não temos uma resposta. Apenas perseguimos a conjectura de que a conscientização e apreensão de nossas precariedades nos voltam para o desenvolvimento de uma ética profunda, e compreendemos a psicanálise como um campo de conhecimento e prática que potencializa este desenvolvimento através da ampliação da capacidade para pensar. Nós observamos que as sementes férteis de nossa personalidade brotam no solo do auto-conhecimento.

Recentemente, a Pixar lançou o desenho animado Soul. Neste desenho infantil indicado para crianças de um à cento e dez anos, dois dos personagens descobrem a diferença entre conceber a vida como tendo um “proposito final” e viver a vida como um “percurso, perseguindo um propósito sonhado”.

 

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¹ A SBPRP também é componente da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL) e da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI).

² A SBPRP está neste momento trabalhando com afinco para implantar a Formação Integrada, através da qual o psicanalista se torna apto a trabalhar com crianças, adolescentes e adultos numa única formação.

³ A primeira rodada de entrevistas acontece no processo de seleção.

Por serem valores mutáveis, você poderá se informar sobre os valores atualizados no ato da sua inscrição para o processo de seleção.

 

A partir de três dimensões básicas, a saber, análise pessoal, supervisões e seminários teóricos, possibilidades outras são abertas sendo implementadas e desenvolvidas no campo Institucional.

O desenvolvimento pessoal de cada Membro Filiado ocorre em um grupo que foi selecionado a partir de critérios que levam em conta sobretudo o interesse demonstrado pelo pretendente ao longo de sua vida profissional. A formação é oferecida pelo Instituto de Psicanálise que pertence à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.

Desde sua análise pessoal e as três supervisões oficiais obrigatórias com diferentes analistas com funções didáticas, dos seminários teóricos e clínicos, das reuniões científicas, bem como a sua inserção como Membro Filiado em diferentes comissões de trabalho na Sociedade, tecem uma rede de mobilizações de sentidos e significados que propiciam experiências trans-formadoras.

Nesse âmbito, espera-se que ocorra o desenvolvimento de uma visão, postura e ética que sustentem, com profundidade e singularidade, o método psicanalítico. Esta é a função básica de um Instituto de Psicanálise regido por uma Sociedade Componente da IPA (Associação Psicanalítica Internacional).

O fundamento de uma instituição científica é a formação e o aperfeiçoamento dos seus membros, o que é efetivado pelo Instituto e complementado pela Sociedade, que provê e sustenta fóruns científicos nos quais as diferentes ideias e concepções sobre o método psicanalítico são debatidas e ampliadas.

O empenho, a disciplina e criatividade de cada membro permitem que a sua formação se desdobre em diferentes dimensões, tornando-se ao mesmo tempo multidimensional e única, institucional e pessoal.

A formação psicanalítica é oferecida a médicos e psicólogos graduados, registrados nos respectivos Conselhos Regionais. A aceitação de profissionais graduados em outras áreas do conhecimento humano ficará a critério da Comissão de Ensino.

Para ser aceito como pretendente à formação é necessário ser aprovado em processo seletivo que se compõe de duas fases: a apresentação de uma autobiografia em que o pretendente descreve o seu interesse pela Psicanálise e o Curriculum Vitae. Caso o pretendente seja aprovado nesta primeira fase, ele fará três entrevistas com Membros efetivos e Membros efetivos com funções didáticas da Sociedade. A Comissão de Ensino dá a palavra final na Seleção.

 

 

Formação

Uma vez aprovado, o pretendente selecionado deverá iniciar sua análise didática.
A análise didática é uma análise pessoal realizada com um analista didata da SBPRP, ou seja, um analista qualificado para esta função.

Esta análise deverá ter a duração mínima de cinco anos, com a frequência mínima de quatro sessões semanais de 50 (cinquenta) minutos de duração.

Os pretendentes selecionados que se tornam então membros filiados que não residam em Ribeirão Preto estão autorizados a realizar “análise condensada”, em duas sessões diárias, em dois dias da semana.

 

Seminários Teóricos e Clínicos

Os seminários teóricos são coordenados por membros efetivos e membros efetivos com função didáticas da SBPSP. Os seminários teóricos são todos obrigatórios e oferecidos ao longo de 4 anos. O nosso Instituto prioriza na sua formação:

• Estudo da obra de Freud
• Estudo da obra de Klein
• Estudo da obra de Bion
• Introdução ao Método Psicanalítico
• Outros autores como Meltzer, Winnicott, Ogden, Antonino Ferro e André Green.

Os seminários eletivos visam aprofundar os estudos psicanalíticos básicos assim como o estudo de temas instigantes da Psicanálise Contemporânea. Não há uma frequência obrigatória para estes seminários.

Com relação aos seminários clínicos, é obrigatória a participação naqueles oferecidos ao longo da formação coordenados por um analista didata diferente. Nestes seminários, os membros filiados levarão material de sua clínica, para que se faça um exercício de compreensão do material e de correlação da teoria com a clínica.

 

Supervisões

O membro filiado deverá atender em análise dois pacientes adultos, com a frequência mínima de quatro sessões semanais e uma terceira supervisão em que não há esta obrigatoriedade. Cada um desses atendimentos será objeto de supervisão com um supervisor de livre escolha do membro filiado entre os analistas didatas da SBPRP (excluindo seu próprio analista didata). Ao final de cada supervisão, o Membro Filiado apresentará um relatório a uma banca formada por três membros da Sociedade. Se aprovado, o Membro Filiado poderá iniciar a supervisão subsequente. Cada supervisão terá a duração mínima de 80 (oitenta) horas, com um encontro semanal com o supervisor. Sendo que a terceira supervisão terá a duração mínima de 50 (cinquenta) horas e poderá ser realizada com um analista com funções didáticas de qualquer Sociedade de Psicanálise Componente da IPA.

O Serviço de Atendimento da SBPRP ligado à Diretoria de Cultura e Comunidade oferece aos membros filiados a possibilidade de atender pacientes em pelo menos quatro sessões semanais a um valor mais acessível do que aqueles praticados na clínica privada.

Após a aprovação da terceira Supervisão, o Membro Filiado terá seu nome aprovado em Assembleia da Sociedade passando a ser considerado Membro Associado e será qualificado pela Diretoria do Instituto como Psicanalista.

 

Formação em análise de crianças e adolescentes

O Instituto da SBPRP está se estruturando para oferecer em futuro próximo a formação em Análise de Crianças e Adolescentes segundo a nova proposta sugerido pela IPA.

A AMFIP (Associação dos Membros Filiados do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto) foi criada em 2005 com o intuito de congregar os Membros Filiados, buscando promover um espaço de discussão de suas questões, necessidades e interesses durante a formação psicanalítica.

A Associação tem como objetivo possibilitar oportunidades de encontros e trocas de experiências entre colegas, reflexões sobre a formação psicanalítica e representar seus associados junto a professores e diretores do Instituto de Psicanálise da SBPRP, assim como oferecer oportunidades para que os Membros Filiados desenvolvam atividades de seu interesse, participando ativamente da vida institucional.

Desta forma, constitui-se num espaço para se pensar a formação, não só no âmbito da nossa Sociedade de Ribeirão Preto, como também de modo mais amplo, através do intercâmbio com outras associações de psicanalistas em formação e entidades afins. Propiciando, assim, um espaço de valor a ser cuidado por todos nós, Membros Filiados!

  • DIRETORIA 2020/2022

    Presidente: Simone Hurtado Bianchi Sanches
    Vice-Presidente: Sarah Barretto Prado

    1º. Secretário: Patrícia Sabbag Farah Peruchi
    2º. Secretário: Maria Aparecida Senna de Oliveira

    1º. Tesoureiro: Flávia Beckmann Guimarães
    2º. Tesoureiro: Erika Araujo

    Conselheiros Fiscais:
    Adriana Salvitti
    Diogo Cunha Ferreira
    Patrícia Izilda Bolfe

    Suplente:
    Denise Zanin