Terças na Sociedade

Terças na Sociedade tem se consolidado como um espaço de interlocução da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) com a comunidade, tendo nas parcerias com universidades um importante meio de promoção desse trabalho.

Iniciado em 2009, como o projeto Semeando a Psicanálise, tinha o objetivo de apresentar temas sobre teoria e técnica psicanalítica para estudantes de graduação em psicologia, residentes de psiquiatria e profissionais da área, através de palestras ministradas por psicanalistas da Sociedade. A partir de 2015, uma atividade clínica denominada Clinicando foi agregada ao programa de atividades, formando a configuração atual do Terças na Sociedade.

Da proposta inicial de apresentar conceitos sobre a teoria e técnica psicanalítica para o público em geral, o Semeando, como a própria denominação sugere, foi cultivando novas ideias e se constitui hoje como uma apresentação do pensar psicanalítico que busca germinar e oferecer um campo fértil para a comunidade.

No ano de 2024, o Terças na Sociedade segue com suas atividades presenciais em formato híbrido (presencialmente e online). Os encontros serão mensais, de março a novembro.

A programação desse ano foi construída com o compromisso de incluir sugestões do público com temas que conversem com a nossa realidade, e faz referência ao programa elaborado ao longo dos 15 anos de Semeando a psicanálise, como forma de reverenciar sua história e agradecer a todos os nossos palestrantes que participaram e continuam a contribuir para o plantio da psicanálise na comunidade.


Comissão do Terças na Sociedade

Alexandre Janssen Pinto– Coordenador

Ana Carolina Cavallini

Ana Paula Lazarini

Angela Kaline Mazer

Cristina Mendonça 

Daniel Pergher

Fabiana Andréia Schiavinato

Fátima Cassis Ribeiro Santos 

Lígia Rosado Antônio 

Marta Dominguez Sotelino