* fotos retiradas do site www.museucasadeportinari.org.br

O Museu Casa de Portinari é abrigado na antiga residência do artista, Cândido Portinari, na cidade de Brodowski, localizada a 30 km de Ribeirão Preto. É uma instituição mantida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O artista tinha uma intensa ligação afetiva com sua terra natal e sua família. Isto é expresso na temática de suas obras, nas quais costumava retratar questões sociais do Brasil. Assim, a visita a esta residência se torna também um meio de acesso ao mundo que inspirava a criação de suas obras, oferecendo ao visitante conhecimento de parte da vida privada de Portinari. Além disso, percorrer as ruas da cidade em que ele viveu é uma tarefa sugerida pela equipe do museu como uma maneira de se conectar com o mundo em que ele vivia.

O acervo artístico do Museu Casa de Portinari, além de abrigar trabalhos em pintura mural com temática sacra nas paredes da própria casa, conta também com objetos de uso pessoal, móveis e utensílios da família. Alguns cômodos da casa foram mantidos com suas funções originais para apreciação dos visitantes.

Visitar está casa pode ser uma experiência de intimidade com o mundo de Portinari!

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284 ou museu@casadeportinari.com.br
http://www.museucasadeportinari.org.br