Comunidade
A Consultoria Psicanalítica é uma comissão de trabalho da SBPRP, direcionada à difusão da psicanálise na comunidade.
O objetivo do trabalho é junto às faculdades de medicina, psicologia e outras instituições públicas, cujo escopo seja, de alguma forma, o de qualidade de saúde mental.
A consultoria busca um intercâmbio interdisciplinar, que seja fértil para todos os envolvidos, trabalhando por meio de reuniões regulares, em grupos ou duplas, visando identificar focos de sofrimento emocional- nas instituições e/ou na comunidade que se serve dela, e/ou nos profissionais que trabalham para a instituição- e propor reflexão psicanalítica, o que implica, uma escuta que se norteia pelos conceitos de inconsciente, resistência e transferência.
Trabalhos desenvolvidos:
- Grupo no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/ Grupo de Atenção aos Transtornos Alimentares (GRATA)- USP-RP: participação de dois membros da comissão. A proposta: encontros mensais de uma hora e meia de duração.
- O foco do trabalho é no funcionamento da equipe técnica interdisciplinar (médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas) e nas suas dificuldades de manejo com os pacientes.
- Grupos da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas/ CTI pediátrico, Equipe de atendimento às vítimas de violência sexual, Equipe da Nutrição, Equipe da Neurologia:
- Atualmente o trabalho envolve quatro membros da comissão. Os grupos multiprofissionais ocorrem com frequência mensal, e oferecem a possibilidade de pensar sobre a prática profissional, as angústias vividas na equipe, frente a seus pares e à Instituição, visando diminuir o sofrimento diante das graves situações de sofrimento humano atendidas naquele hospital.
- Hospital-dia de Psiquiatria:
- O projeto, no Hospital-dia de Psiquiatria, é desenvolvido junto aos residentes de psiquiatria em estágio no serviço e outros profissionais da equipe multidisciplinar. Em reuniões semanais, uma dupla de psicanalistas discute situações e demandas da prática institucional, tendo a psicanálise como recurso de ampliação da compreensão e possibilidades de intervenção. Outra atividade, com o mesmo propósito, inclui todos os membros da equipe multidisciplinar, uma vez ao mês.
- Projeto novo: ” Precisamos Conversar sobre…”
- O objetivo do projeto é ampliar o diálogo e propiciar um espaço com a comunidade, para que possamos tecer em conjunto reflexões sobre temas complexos, tais como: violência, suicídio, tecnologia, transtornos alimentares.
Comissão
- Luciana Torrano – coordenadora
- Alessandra Paula Teobaldo Stocche
- Angela Kaline Mazer
- Fabíola Januário Martin
- Marta Dominguez Sotelino
- Marystella Carvalho Esbrogeo
- Patrícia Viviani da Silva
- Sarah Barretto Prado
A atividade do Cinema & Psicanálise tem como objetivo oferecer à comunidade da nossa cidade a oportunidade de assistirmos um filme, e depois uma aproximação, através de uma conversa entre um ou mais psicanalistas, podendo contar também com a presença de profissionais de outras áreas e o público presente.
Acreditamos que esta atividade, que entrelaça o Cinema e a Psicanálise, poderá gerar sonhos, provocar reflexões e expandir as questões a respeito do viver humano. Convidamos todos a participar.
Comissão:
- Luciana Mian – Coordenadora
- Denise Zanin
- Fabíola Augusta Januário Martin
- Luciana Gil da Cunha
- Luiz Celso Castro de Toledo
- Marcelo Laudelino Salles Bueno
- Raquel Siminati
O Departamento de Atendimento em Psicanálise é um serviço oferecido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto com o objetivo de oferecer, com honorários acessíveis:
· Atendimento Psicanalítico às pessoas da comunidade; a análise será com o mínimo de três sessões semanais, no consultório particular do membro filiado ou associado ou efetivo componente do DAP.
· Supervisão semanal de atendimento em psicoterapia de orientação psicanalítica
Comissão:
- Maria Aparecida Garcia Galiote Brossi Pelissari – Coordenadora
- Mauro Balieiro – Assessor
- Maria Fernanda Furtado Diniz
- Luciana Gil
O Terças na Sociedade foi inspirado na proposta de Freud, em iniciar conversas e discussões sobre psicanálise com um pequeno grupo, nas noites de quartas-feiras.
Nosso objetivo do “Terças na Sociedade” é criar uma cultura de interlocução sistematizada entre universitários e profissionais da área com a Sociedade, de forma que estes pudessem encontrar na SBPRP um espaço específico para suas necessidades de desenvolvimento, ampliação e troca de conceitos teóricos e também experiência clínica.
Comissão do Terças na Sociedade:
Angela Kaline Mazer – Coordenadora
Alexandre Janssen Pinto
Ana Carolina Cavallini
Ana Paula Lazarini
Cristina Mendonça
Daniel Pergher
Fabiana Schiavinato Germano
Fátima Cassis Ribeiro Santos
Lígia Rosado Antônio
Marta Dominguez Sotelino
Ao longo de sua história, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto tem se preocupado em ampliar o diálogo com a comunidade, acreditando que o contato da psicanálise com outras áreas do conhecimento nos enriquece e traz desenvolvimento recíproco.
Além disso, como cidadãos, pensamos ser nossa responsabilidade colaborar com o mundo em que vivemos e cuidar do coletivo. Como psicanalistas que somos, dispomos de teoria e técnica de reconhecido valor quando utilizada individualmente e que também pode ser valiosa quando levada a outros contextos, fora do âmbito privado de nossos consultórios.
Consideramos que a educação é essencial no desenvolvimento do ser humano e na construção de nossa sociedade e, desta forma, merece toda a atenção e cuidado, tanto dos órgãos responsáveis por oferecê-la, quanto de cada um de nós. Pensamos também que o processo de educação e aprendizagem, embora favorecido pelo acesso às mais diversas tecnologias, ocorre fundamentalmente na interação viva entre pessoas.
Assim, configurou-se para nós a possibilidade de intercâmbio entre psicanálise e educação, considerando-se que há, entre esses dois campos, uma área em comum: fenômenos que ocorrem em relações humanas.
Comissão:
- Andréa Ciciarelli Preira Lima
- Cybelli Morello Labate
- Josiane Barbosa Oliveira
- Josimara Magro Fernandes de Souza
- Júlio Cesar T. Chavasco Labate
- Lídia Neves Campanelli
- Maria Auxiliadora Campos
- Maria Bernadete Figueiró de Oliveira
- Regina Cláudia Mingorance de Lima