Cinema & Psicanálise
Histórico e Objetivo
O Cinema & Psicanálise é um projeto pioneiro em Ribeirão Preto, que teve início em 1999. Atualmente essa comissão faz parte da Diretoria de Comunidade e Cultura da SBPRP.
Esse projeto tem a finalidade de apresentar o modo psicanalítico de pensar, bem como os nossos analistas, à comunidade, diminuindo o abismo de preconceitos e idealizações que ainda existe em relação aos analistas e à própria Psicanálise. Enfatizamos a importância de uma linguagem acessível com um intercâmbio de ideias, promovendo o enriquecimento de ambas as partes.
O cinema se equipara ao nosso mundo mental enquanto criação e expressão de uma linguagem próxima da dos sonhos e do imaginário.
Esse entrelaçamento da arte cinematográfica com o pensamento psicanalítico nos traz a possibilidade de compreendermos e ao mesmo tempo expandirmos as questões da existência humana. Com isso podemos tê-los (cinema e psicanálise) como ferramentas para pensarmos e representarmos as experiências emocionais e as de conhecimentos a respeito da vida humana.
Comissão:
- Luciana Gil da Cunha – Coordenadora
- Alexandre Janssen Pinto
- Fabíola Augusta Januário Martin
- Ana Lúcia dos Santos
- Luiz Celso Castro de Toledo
- Renata Paola Parenti Freitas
- Maria Fernanda Furtado Diniz
Franca (SP)
O projeto Cinema & Psicanálise expandiu-se para várias cidades da região e em Franca (SP) completou onze anos de funcionamento, com encontros mensais, realizados aos sábados, no Centro Médico. A combinação da arte com os elementos da psicanálise, desperta nos participantes a curiosidade sobre o psíquico e reflexões sobre os relacionamentos, sofrimentos e criatividade humana. O nosso público vem crescendo e hoje o Cinema & Psicanálise de Franca ocupa um lugar de destaque na agenda cultural da cidade.
Comissão:
- Josiane Barbosa Oliveira – coordenadora
- Ana Márcia Vasconcelos de Paula Rodrigues
- Ana Regina Morandini Caldeira
- Débora Agel Mellem
- Fátima Maria Cassis Ribeiro Santos
- Sônia Maria de Godoy
Passos/São Sebastião do Paraíso (MG)
Há dois anos surgiu um novo espaço para discussões sobre o universo afetivo, no interior de Minas Gerais, sendo implantado o Cinema & Psicanálise – Núcleo Passos/São Sebastião do Paraíso, havendo um intercâmbio entre os analistas da SBPRP, que comentam os filmes e também com o público, bem diversificado